Lance mínimo em leilão de imóveis
Lance mínimo leilão

Lance mínimo em leilão de imóveis

No leilão de imóveis é importante a observância do lance mínimo para que não se tenha risco de anulação do negócio.

Como é calculado o preço de um imóvel em caso de leilão?

É público e notório que os valores de bens leiloados tendem a ser muito inferiores ao valor de mercado. Não é à toa que essa é uma excelente oportunidade de arrematar um bem por preço aquém do que realmente vale.

Claro que, para que de fato você faça um bom negócio, é preciso contar com ajuda especializada para não “meter os pés pelas mãos”.

Mas, sobre o preço: como é calculado? Porque os preços são tão mais baixos normalmente? Vamos lá.

Para que um imóvel vá a leilão, é preciso que um especialista faça uma avaliação de quanto ele vale. Afinal, essa venda vai repercutir no abatimento do débito do devedor. Então é preciso de fato haver um critério na hasta pública.

Então, esse é o primeiro ponto: valor de avaliação.

De modo geral, na primeira praça o imóvel vai a leilão pelo preço de avaliação que foi realizada no processo. Importante destacar que, muitas vezes, essa avaliação já ocorreu há algum tempo em relação a efetiva realização do leilão. Ou seja, é comum que esse valor esteja defasado.

Porém, quando o imóvel não recebe nenhum lance na primeira praça e vai para a segunda praça, os lances mínimos geralmente partem de 50% do valor da avaliação. Assim, pode ser que você arremate um imóvel pela metade do preço de avaliação que já estava aquém do mercado. Viu como podem aparecer boas oportunidades de preço?

E qual é então o valor mínimo para arrematar um imóvel em leilão?

Sem mais delongas, o valor mínimo será preço inferior a 50% do valor da avaliação! Isso porque o artigo 891do CPC prevê que o imóvel não pode ser arrematado por preço vil.

Então, seguindo essa regra, de garantir pelo menos o valor da metade do montante em que fora avaliado o imóvel não haverá problemas.

Por fim, é importante ter em mente que o lance mínimo é o valor de partida, mas não significa que o imóvel será necessariamente arrematado por esse valor.

Conclusão

Essa regra do valor mínimo para lances de imóveis é apenas uma dentre várias que se fazem muito importantes para que a compra seja, de fato, um bom negócio!

O leilão de imóveis pode ser muito lucrativo, mas também envolve riscos, então, não deixe de contar com uma assessoria especializada.

Tem interesse nesse serviço? Contate nossa equipe!

Deixe um comentário