Um salve aos empreendedores brasileiros!

Um salve aos empreendedores brasileiros!

Ontem assisti a um evento muito bacana, o mais nobre promovido pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e região: a solenidade de outorga da Comenda Bernardo Mascarenhas. Foi realmente emocionante!

Bernardo Mascarenhas nasceu em Curvelo, Minas Gerais, e veio para Juiz de Fora aonde promoveu a primeira instalação de luz elétrica da América Latina (1888)!!. Isso porque empreendeu uma companhia têxtil e prezava pelo seu funcionamento mais eficaz. A luz permitia o funcionamento noturno bem como a utilização de tecnologias mais desenvolvidas. Um ano após desenvolveu também a primeira usina hidroelétrica da América do Sul (1889), a Usina de Marmelos. Posteriormente, a indústria têxtil passaria a ser o ramo industrial de destaque de nossa cidade, que ficou conhecida como “Manchester Mineira” ou, para os íntimos, Princesinha de Minas. Todo seu esforço e empenho foi reconhecido à época pela população da cidade juiz-forana e também pela Corte! Ontem, me emocionei ao revisitar esse personagem de nossa história.

A Comenda Bernardo Mascarenhas é concedida por referida agência a personalidades (físicas e jurídicas) que marcadamente contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade e região. Um dos homenageados da noite foi o meu avô, Jonas Pereira Bomtempo. Homem de vida reta, sempre pautada nos estudos, no trabalho e no respeito, hoje saudável e lúcido com seus 95 anos.

Eu eu meu avô, grande referencial de vida.

Os demais empreendimentos homenageados também apresentaram em suas respectivas trajetórias muita dedicação e valores bem definidos. O Colégio Santa Catarina – aonde estudei dos 4 aos 18 anos – também foi homenageado, hoje com 110 anos. Enfim, uma noite particularmente inspiradora.

Foi uma honra!

E enxergo tudo isso com uma grande responsabilidade. Bons exemplos não faltam. Cabe a nós escolher os nossos caminhos. Assim como os homenageados em toda a sua trajetória o fizeram. Escolhas.

Parabéns à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e região http://www.agenciajfr.com.br/ pelo belo evento!!

Deixe uma resposta