DIREITO e INOVAÇÃO
direito - inovação - tecnologia - sebrae - juiz de fora

DIREITO e INOVAÇÃO

A inovação é um dos pilares de nosso escritório. Acreditamos que tudo o que foi construído no mundo do Direito até hoje é muito relevante e temos muito respeito a todo o trabalho realizado pelas gerações anteriores. Contudo, agora é a nossa vez de contribuir: e a nossa pitada é marcada pela atualidade, pelo otimismo de ver o “futuro” com bons olhos. Assim, buscamos nos capacitar para recebê-lo de braços abertos, em um tapete vermelho. Fazemos Direito e Inovação.

“e-cidades: cidades inteligentes e conectadas”

Dessa forma, na última terça-feira (29/10/2019), participamos do “e-cidades: cidades inteligentes e conectadas”, evento promovido pelo SEBRAE JF, na cidade de Juiz de Fora. Foram apresentados casos de sucesso de smart cities e também esclarecidos conceitos e exemplos importantes para a necessária promoção de uma administração pública digital, através de uma palestra específica sobre govtech, estimulando a criação de uma agenda digital para os municípios.

Também houve palestra específica sobre a transformação digital na educação, sobre a utilização das redes sociais como ferramenta de comunicação da administração pública, entre outras. Por fim, tiveram espaço para pitchs as startups encubadas no CRITT – UFJF e também aquelas abrigadas pelo SEBRAE Juiz de Fora.

BOTTI | MENDES & startups

Nesse sentido, um parênteses. A nossa relação com startups é de muito carinho. Considerando nossa experiência no direito empresarial, aliado ao nosso interesse e intimidade com as “modernidades”, temos a oportunidade de contribuir de maneira muito útil, em todas as suas fases. Auxiliamos na prevenção conflitos (e, consequentemente, de prejuízos), através de nossos serviços relativos à advocacia preventiva, com o olhar específico que esse tipo de organização requer. A título de exemplo, confeccionamos contratos diversos, memorandos de entendimento, acordo de sócios, e prestamos consultoria jurídica acerca de todas as relações envolvendo colaboradores, fornecedores, investidores, processos seletivos etc.

Sobre startups e avaliação de riscos, segue uma contribuição: https://martamendesresende.jusbrasil.com.br/artigos/723279862/como-avaliar-os-riscos-de-uma-startup. E, sobre acordo de sócios: https://bottimendes.com.br/2019/09/16/acordo-de-socios-um-contrato-decisivo-para-o-sucesso-de-sua-sociedade-empresarial/.

Fecha parênteses e volta pro evento

Além da grande oportunidade de nos reunirmos em prol das reflexões que já vêm ocorrendo em nossa sociedade e dos desafios que precisamos encarar para aumentar nosso nível de civilidade e bem-estar – considerando as inovações tecnológicas já dispostas e também em desenvolvimento – o evento foi terreno fértil para propiciar parcerias estratégicas para o desenvolvimento dos Municípios de Juiz de Fora e região (representados por seus respectivos prefeitos e secretários).

E, para constar: mais uma relação entre Direito e Inovação: a administração pública é toda pautada por lei. Então, todo o anseio de inovar em termos de cidade e de sociedade precisa de um suporte jurídico, seja para a verificação das propostas em relação às leis existentes, seja para a revisão ou propositura de novas regras, condizentes com o que se almeja realizar. E, obviamente, o advogado precisa estar preparado para esse tipo de atuação.

Portanto, um evento de muito sucesso! Cumprimentamos a organização e os palestrantes pela promoção de tal ambiente, inspirador para a construção de cidades melhores para se viver. E, parafraseando a palestra “O Futuro das Cidades” proferida por Dudu Obregon, é preciso sim dar atenção aos instrumentos urbanos modernos e tecnológicos úteis e facilitados à população, mas para isso e mais que isso, é preciso compreender muito sobre as pessoas que vão habitar essas cidades (seus modelos mentais, seus perfis, seus anseios).

Concluindo

Direito e Inovação: para nós, isso que dizer que o Direito está antenado nas novidades, nos novos conceitos, enfim, no presente e no futuro. Direito e Inovação é pensar o Direito com todo o potencial da atualidade. Estamos fazendo a nossa parte, oferecendo o que sabemos e buscando tudo o que podemos aprender. Nos vemos logo ali, no futuro.

Para mais informações: contato@bottimendes.com.br

Deixe uma resposta